Sobre Pessoas: Um Manifesto Sobre o Sentido Real de Vendas, Marketing e Negócios Para Transformar Vidas

Esse é um relato pessoal, e vou levá-lo por dentro de meus próprios medos, pensamentos, angústias, e como minha transformação e experiência pessoal pode te ajudar em sua vida hoje.

Introdução​

Iniciei minha jornada empreendedora aos 19 anos, e aos 25 já tinha quebrado 2 empresas.

O que será que fiz tão errado, que impediram o meu sucesso?

Mesmo tendo sucesso com meu novo negócio aos 30 anos, por que aquilo estava me jogando em depressão, me consumindo, sangrando (e por dentro, me matando)?

Por que empreender, minha vida profissional, e até minha vida pessoal, parecia tão errada?

A resposta,hoje, vejo que é muito simples.

Eu não entendia o cerne, o real motivo que me fazia empreender. Eu sempre soube que não era apenas “ganhar dinheiro” (apesar de ser um grande motivador).

Mesmo em meu livro Gatilhos Mentais, falo na introdução que comunicação persuasiva, copywriting, vendas, marketing, negócios, é sobre transformar vidas.

Mesmo com esse princípio, por que minha vida se transformou em um completo caos… e como poderia sair disso?

Aqui estão as minhas lições.

01.

Você Precisa Ser Quem Você É

Desde 2014, passei a escrever sobre copywriting (e as Palavras Que Vendem) e fiquei conhecido pelo tema “Gatilhos Mentais”. 

 

Fui reconhecido como um grande copywriter, consegui grandes resultados, mas… aquela não era a minha “caixa”.

 

As pessoas me rotularam como “copywriter” e o “cara dos gatilhos mentais”, e por mais que eu tentasse falar sobre outros assuntos, ainda tentava me encaixar nesse rótulo que foi criado para mim.

 

Além disso, uma sequência de parcerias fracassadas me fizeram tomar a difícil decisão de me afastar da exposição pública que tinha, e passei a focar em três coisas:

1. Trabalhar no que eu era realmente bom (dica: não é copywriting);

2. EDesenvolver novas habilidades e viver novas experiências profissionais;

3. Encontrar quem eu realmente era;

Os dois primeiros itens foram fáceis. 

 

Foquei em poucos clientes, me especializei em tráfego pago, desenvolvi ainda mais habilidades de consultoria, gestão de equipes, e cada vez mais foco no desenvolvimento de negócios e pensamento estratégico (esse último, onde realmente sou bom).

 

O terceiro item, foi o mais desafiador. 

 

Precisei ir fundo na minha Alma, encontrar minha verdadeira essência, e, mais importante, descobrir quem eu era, e qual a minha missão nesse mundo.

 

Isso me levou a escrever o livro Gatilhos da Alma, que conta essa jornada.

 

Mas a grande lição desse tópico é: você precisa encontrar quem você é, descobrir qual a sua missão espiritual, e SER quem você é.

 

Antes eu tentava me encaixar nas caixas que fui colocado, e isso me consumia. Eu precisava “esconder” minha essência para continuar ganhando dinheiro.

 

Mas se você não é honesto com você, com sua Alma, você pode cair em um buraco muito profundo e difícil de sair.

 

Se você tenta ou precisa criar uma imagem, criar um personagem para “aparecer” para seu público que é diferente de quem você É, e do que você realmente sente (e isso é comum nas redes sociais), você pode se desconectar do seu “Eu”.

 

E acredite, esse caminho não é legal.

 

Então seja sincero e autêntico com VOCÊ em primeiro lugar!

02.

O Seu Cliente é Uma Extensão de Você

Quando você encontra essa identidade real (e não um rótulo criado por ou para outros), encontra o motivo e o propósito de SER quem você é, você começa a olhar para o seu cliente.

 

Sua missão, como empreendedor, é TRANSFORMAR A VIDA DO SEU CLIENTE.

 

Seja limpando uma casa, construindo um foguete, ajudando a adestrar seu cachorro, ou a se maquiar.

 

Agora, o detalhe mais profundo dessa jornada é que seu cliente não está “fora”.

 

Seu cliente existe e está dentro de você.

 

Não existe o “outro”, somos todos seres humanos com uma única Alma coletiva, e estamos todos interligados através das nossas Almas individuais.

 

Quando eu percebo que meu cliente está DENTRO, e não fora, passo a me relacionar com ele de forma íntima, e com o desejo genuíno de ajudá-lo.

 

Porque ao transformar a vida do meu cliente, estou transformando a minha vida. Estou realizando a minha missão de vida.

 

Esse senso de que não há separação entre o mundo físico e espiritual é o que fez a grande diferença para mim.

 

Não há conflito em falar sobre vendas, marketing e negócios ao mesmo tempo que falo sobre espiritualidade.

 

Se eu espiritualizo minha empresa, se eu consagro meu trabalho, vou ser guiado por princípios éticos fundamentais.

 

Se eu faço algo “ruim” para meu cliente, estou fazendo mal para mim mesmo, para minha Alma.

 

Então todo dia, trabalho com a consciência de SER quem sou, e fazer o MELHOR para meu cliente, porque meu cliente faz parte de mim.

03.

A conversa que você cria, atrai seu cliente para seu mundo

Como empreendedores, vendedores, criadores de conteúdo, estamos constantemente nos comunicando.

 

Cada vez mais, o mundo está sendo inundado de conteúdo, e diversas bolhas de interesse são formadas.

 

O perigo disso é que muitas vezes ficamos presos em bolhas de informação que não são de nosso genuíno interesse (e que nos fazem mal), e ficamos presos nos “algoritmos” das redes sociais.

 

Nosso mundo passa a ser o mundo algoritmizado, e muitas das nossas opiniões são, na verdade, opiniões de “outras pessoas”.

 

Quando você posta nas redes sociais, envia um e-mail, ou se comunica diretamente com seu cliente, você o está trazendo para seu mundo.

 

Você tem 100% de responsabilidade sobre o mundo que você cria.

 

Você tem a opção de criar um mundo de barulho, de medo, caos, de ansiedade (como vejo muitos “lançamentos” acontecendo), ou você pode criar um mundo de calma.

 

Uma mente quieta é capaz de se conectar em maior profundidade com a sua própria Alma e a Alma do seu cliente.

 

É nesse local, ao trazer seu cliente para seu mundo, que você abre um espaço para ser quem você é, e permite que seu cliente também seja quem ele é.

 

Você não precisa forçar seu cliente a se “transformar” em um outro alguém através de uma nova profissão ou habilidade. 

 

Permita seu cliente ter esse espaço para se expressar e seguir sua própria transformação.

 

Minhas maiores transformações profissionais vieram justamente estudando assuntos não relacionados.

 

Aprendendo sobre copywriting, descobri sobre algumas estratégias de negócios e empresas reais mais incríveis que conheço.

 

Aprendendo um pouco sobre edição de vídeos conheci histórias poderosas para se contar; aprendendo histórias aprendi sobre esses “mundos”; estudando sobre “mundos” aprendi sobre e-mails; estudando e-mails, descobri tráfego; estudando tráfego, descobri os funis, etc.

 

Se eu tivesse sido forçado a me fechar em uma nova “caixa” a cada habilidade nova, continuaria perdido.

 

Quando me fechei na “caixa” de “copywriter” e “gatilhos mentais”, me afundei.

 

Permita seu cliente se descobrir em sua jornada, e mostre para ele novas possibilidades. Permita que ele possa sonhar em viver todo o seu potencial.

04.

Quando seu cliente se encanta com seu mundo, ele quer conhecer mais

Conforme seu cliente conhece seu mundo, ele é atraído para querer saber mais.

 

As redes sociais são ótimas ferramentas para atrair pessoas com os mesmos valores e interesses que os seus, você conta a sua história, e você começa a apresentar seu mundo.

 

Então ela visita seu site, entra em sua lista, compra seu produto, e continua navegando em cada novo conteúdo.

 

Você pode criar mundos dentro mundos, criando esferas de influência para necessidades distintas e específicas que vão transformar ainda mais a vida do seu cliente.

 

Você não precisa forçar que todos seus seguidores se interessem por tudo que você oferece, porque cada um está em um momento.

 

Fale com quem “levantar a mão” e demonstra interesse genuíno.

 

Menos e íntimo, é melhor que mais e genérico.

 

Você pode ter milhares de clientes, ao mesmo tempo que mantém a intimidade, proximidade e entrega valor genuíno (mesmo se você não é o “expert” que entrega o valor diretamente e tem uma equipe e um sistema para isso).

05.

É tudo... Sobre Pessoas

Empreender, estratégias de marketing, estratégias de vendas, estratégias de negócios são Sobre Pessoas.

É sobre você descobrir quem você é.

É sobre você servir o seu cliente.

É sobre preeminência.

Você vai além de qualquer concorrência porque está tão comprometido em criar um mundo tão rico e valioso para seus clientes, que ninguém pode te alcançar ou ameaçar.

É sobre pessoas transformando a própria vida, transformando a vida de outras pessoas.

E esse, meu querido amigo, minha querida amiga…

Esse é o meu mundo, e quero viver essa jornada com você.

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