Do Escritório de Gustavo Ferreira
Sexta-Feira, 15/06/2018
Há algumas semanas compartilhei a “parte 1” e a “parte 2” de um estudo de caso que estou documentando como farei para ir do “zero” aos 2 mil reais por mês.
Para refrescar a memória, veja aqui:
Porque nesse momento,você precisa validar duas coisas…
3. Se as pessoas pagam pelo que você oferece
Vamos supor que o nicho que você quer explorar é de “vassouras”.
Comecei a procurar por…
“Como cuidar da sua vassoura”
“Como Consertar uma Vassoura”
E fiz o… básico.
Criei minha própria versão de…
“Técnica de Limpeza Ninja com Sua Vassoura”
(porque não domino o nicho – e de verdade, nesses dias não estava muito afim de escrever)
Mas no fim criei 5 artigos (com aproximadamente mil palavras cada um, e várias imagens), uma página no Facebook e uma conta no Instagram.
Também criei 6 e-mails com uma sequência básica, e fiz uma página simples de captura para um “mini curso por e-mail”.
Também criei minha própria página de vendas, com base na página do produtor (para testar, estou usando um produto afiliado).
Basicamente, otimizei a copy.
E…
Paguei para testar.
Cerca de 300 cliques (aproximadamente R$ 5 por dia, por 4 dias).
Zero leads.
Err…
É, Facebook é uma bosta. Eu sei. Mas tinha que ter certeza.
E comecei a mandar tráfego, também com R$ 5 por dia.
Cerca de 400 visitas em 1 semana, e consegui meus primeiros 10 leads.
Veja que é uma conversão de 2,5%, mas o tráfego está indo direto para um artigo.
Obviamente o custo por lead está alto ainda, mas aí entra o próximo teste.
E precisei de menos de 50 leads (menos de R$ 20), para conseguir minha primeira venda, também com comissão de R$ 20.
Simples 🙂
Nem meu remarketing…
Ou seja…
A minha campanha de “likes” indiretamente gera leads (porque deixei fixo na página o link do curso gratuito).
E…
Minha campanha de e-mails, apesar que já consegui a primeira venda… está fraca.
Porque estou há tantos anos trabalhando com público empreendedor, que esqueço que “pessoas normais” acessam e-mails com menos frequência.
Então minhas aberturas estão abaixo da média (cerca de 15%, quando o normal é 25% a 30%) 🙁
Mas…
Como bom menino maroto que sou…
Vou replicar a mesma campanha de e-mails por chatbot.
E também vou fazer os seguintes testes:
#3. Testes de novas audiências pelo Facebook
#4. Criar uma sequência de e-mails otimizada com cerca de 20 a 30 e-mails, incluindo recuperação de vendas, mesmo como afiliado
#5. Criar um grupo no Facebook
Criei apenas 5 artigos, e já estou com mais uns 20 na fila para serem construídos… além dos “mega artigos” que até o fim desse mês devem ficar prontos também.
PS: mesmo estando no “prejuízo” (porque ainda não recuperei todo o investimento que fiz em ads por conta de todos os testes), ainda estou na fase de validação.
E o que estou fazendo é a construção de um ativo. Porque o próprio Facebook e Google me darão tráfego orgânico e pago o suficiente, e estimo que poderei manter um investimento de 20-30 reais por dia, e começar a ter retornos na ordem de 5 vezes.
Mas é só uma estimativa 😉