Planejamento Estratégico Empresarial
Caro Amigo,
Você é uma commodity?
Sim, essa é uma pergunta provocativa para você pensar…
E mudar.
Quer um exemplo prático e real?
Copywriting e resposta direta está se tornando uma commodity.
Quer exemplos mais próximos?
A comida que você come, as roupas que você usa, o serviço que sua empresa faz.
A função que você faz no serviço.
TUDO é uma commodity.
Pelo simples fato de que há muita gente fazendo TUDO.
Então a pergunta fundamental é…
COMO você deixa de ser uma commodity?
Bem, essa é uma pergunta complexa de ser respondida…
Ou não 🙂
Afinal, é por isso que eu sempre falo que o segredo está na simplicidade!
Vamos primeiro desvendar alguns mitos.
Primeiro, tenha em mente que SEMPRE haverá demanda para um produto (claro que com a devida pesquisa de mercado)…
Outro dia estava conversando com um parceiro se um produto tinha potencial de vendas, e eu disse que sim.
Como era um produto digital, essa pessoa estava preocupada se o mercado não ia ficar “cansado” do produto logo.
Eu disse que não.
Porque no Brasil ainda há 100 milhões de pessoas que nem tem acesso à internet.
E 100 milhões é um número enorme, acredite 🙂
Dos outros 100 milhões que já tem acesso à internet, no máximo 10% já está acostumado com o mundo online (e com compras, lançamentos, etc).
Ou seja, há mercado para todos.
Mas…
É justamente aqui que você precisa tomar sua decisão.
Você pode ir junto com as sardinhas…
Ou pode ser o urso.
O que quero dizer com isso?
Você pode simplesmente ser mais um no mercado…
Entregar um produto ou serviço “comoditizado”…
Ou pode criar uma experiência única e diferenciada.
ESSA é a escolha que 99% das pessoas e empresários tomam que define o futuro delas.
Antes de te falar como criar essa experiência única, vou falar de dois erros que você comete quando faz seu…
Planejamento Estratégico Empresarial.
O primeiro é pensar pequeno.
Por que você não pode ser a maior empresa no seu segmento?
Por que 500 pessoas não podem pagar R$ 5.000 para estar com você durante dois dias?
O que impede você de dobrar o tamanho da sua empresa AGORA?
…
Perceba que a maior barreira é mental.
É a sua barreira que te impede de crescer.
Decidi crescer 10 vezes esse ano, e estou a pleno vapor (em duas semanas já tive o dobro de faturamento do mês anterior).
E aqui está o seu segundo erro.
Você não planeja.
Ou, pior, planeja errado.
Ou, pior ainda… você planeja e não age.
Pode parecer estranho, mas esqueça aquele objetivo que você definiu atingir esse ano.
A estatística diz que você não atingirá 🙂
Então…
Ok, pegue aquele objetivo.
(não sou tão mal assim)
Vou fingir que o seu objetivo é o mesmo que o meu de crescer 10 vezes em um ano.
Para fins didáticos, vamos imaginar que você quer sair de um faturamento de R$ 100.000 para um faturamento de R$ 1.000.000.
Você não vai se assustar com isso, não é?
Então vamos lá, o primeiro método que você pode seguir (que é o mais simples e geralmente funciona), é quebrar essa meta de 1 milhão em 1 ano em uma meta mensal.
Ou seja, 500 mil em 6 meses, e R$ 83 mil por mês.
Agora, aqui a mágica acontece 🙂
Vamos projetar essa meta de R$ 83 mil… para ser atingida em 3 meses.
Veja que não vou quebrar como seria essa meta mês a mês.
Agora, vamos continuar a brincadeira…
Quais são os TRÊS OBJETIVOS que você precisa para atingir 83 mil reais de faturamento em três meses?
Pode ser, por exemplo:
Objetivo 1: Lançar um curso digital com 160 clientes pagando R$ 500 cada um.
Objetivo 2: Gerar mil leads por mês que atinjam o ponto de equilíbrio em 30 dias.
Objetivo 3: Criar uma sequência com 50 e-mails para follow-up e upsell.
Esse é um modelo, ok? 🙂
Mas entenda o seguinte…
Você FOCANDO nesses objetivos de negócio, a tendência é que você consiga atingí-los.
Agora, continuando…
Para atingir cada um desses três objetivos, o que você precisa fazer?
Por exemplo:
Objetivo 1: Lançar um curso digital com 160 clientes pagando R$ 500 cada um.
- Fazer lançamento semente com lista atual
- Criar carta de vendas
- Buscar parceiros que tenham lista
Objetivo 2: Gerar mil leads por mês que atinjam o ponto de equilíbrio em 30 dias.
- Criar isca digital
- Fazer teste de tráfego por 30 dias
- Testar 10 landing pages diferentes em 30 dias
- Criar oferta de pré-venda após opt-in
Objetivo 3: Criar uma sequência com 50 e-mails para follow-up e upsell.
- Contratar um copywriter profissional 🙂
- Desenhar fluxo do cliente
- Criar TODOS os e-mails
Ok?
Você consegue ver como começa a ficar mais simples?
E agora, por último…
QUANDO cada uma das ações terminará.
Por exemplo:
Objetivo 1: Lançar um curso digital com 160 clientes pagando R$ 500 cada um (30/04/2016)
- Fazer lançamento semente com lista atual (15/02/2016)
- Criar carta de vendas (31/01/2016)
- Buscar parceiros que tenham lista (15/02/2016)
- Término do Lançamento oficial do curso (30/04/2016)
Objetivo 2: Gerar mil leads por mês que atinjam o ponto de equilíbrio em 30 dias.
- Criar isca digital (20/01/2016)
- Fazer teste de tráfego por 30 dias (20/02/2016)
- Testar 10 landing pages diferentes em 30 dias (20/02/2016)
- Criar oferta de pré-venda após opt-in (20/01/2016)
Objetivo 3: Criar uma sequência com 50 e-mails para follow-up e upsell.
- Contratar um copywriter profissional (20/01/2016)
- Desenhar fluxo do cliente (30/01/2016)
- Criar TODOS os e-mails (30/04/2016)
E agora…
Você tem duas ações:
A primeira ação é: você entra em um grupo de motivação.
É tipo um AA 🙂
Em inglês nós chamamos de “accountability group“, onde você sempre diz, semana a semana, o que está fazendo ou irá fazer…
E as pessoas te motivam, te cobram e te desafiam.
Não que alguém tem algo a ganhar te pilhando.
Se você desistir do seu objetivo, o problema é seu.
A segunda ação é: você entra em ação e se planeja semana a semana.
Se você não fizer o que se propôs em uma semana…
Perdeu a semana.
E quem perde é apenas você.
Vamos fechar os loops agora…
(ah, esses copywriters…)
Você vai conseguir alcançar esse resultado de 83 mil reais em 3 meses?
É possível.
Claro, depende de uma série de fatores.
Mas atingindo ou não…
Você planeja os próximos 3 meses (que cairia em Julho, no nosso exemplo), para atingir 200 mil reais, por exemplo.
E continua replanejando o seu ano a cada 3 meses.
Você sai do mundo das metas…
E entra no mundo de objetivos e ação.
É simples. Não é fácil.
Mas ISSO faz seu planejamento estratégico empresarial acontecer 🙂
E por fim, para fechar este texto, como você deixa de ser uma commodity?
Conto no próximo post 🙂
À Sua Riqueza e Felicidade!
Gustavo Ferreira
PS: estou pensando seriamente em criar um “grupo de motivação” durante 3 meses.
Na prática é um grupo em que vou dar mais detalhes desse formato de planejamento estratégico empresarial, e toda semana eu e o grupo ficará te pilhando para você alcançar seu objetivo.
NÃO é um grupo de mentoria, NÃO é um grupo de coaching, NÃO é um mastermind.
É um grupo de pilhação para alcançar resultados em 3 meses. Se você tem interesse em um grupo como esse, estou pensando em cobrar R$ 1.000 para dar essa aula, e ficar te pilhando durante 3 meses. (claro que vou pensar em outras formas de te ajudar também)
É um grupo de AÇÃO. Uma versão “extreme” do que faço no grupo das Cartas de Ouro 🙂
Se você quer participar desse grupo me responda agora. Já falei como vai ser 🙂